TEMAS DO BLOG

IDENTIDADE, MEMÓRIAS, CULTURA, DIVERSIDADE CULTURAL, DESIGUALDADES SOCIAIS...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Violência na escola

4 comentários:

  1. Parabenizo as professoras que postaram este vídeo,pois é uma forma de incentivar a busca constante por melhorias em uma área tão desprivilegiada como a educação. Vale ressaltar que como a professora Rita (entrevistada) mencionou, o professor tem grande responsabilidade em suas mãos, mas sem o apoio da equipe gestora da escola e dos governantes,fica difícil resgatar valores, sanar a violência de forma geral, entre outros aspectos que permeiam o contexto escolar. É sempre muito válido pulverizar este tipo de reflexão!
    Obrigada, abraços.
    Luciana de Freitas Lanni

    ResponderExcluir
  2. A violência e a exclusão na escola também são consequências de uma profecia auto-realizadora recorrentes principalmente dentro da sala de aula, como explicita a profa. Rita de Jesus. Infelizmente o respeito à diversidade, ao contexto social e à cultura muitas vezes se encontram apenas nos discursos, pois ainda nos deparamos com frases como a exemplificada no vídeo: Você não tem futuro! Reflexões sobre o que estamos estimulando nas escolas são necessárias para, de fato, alcançar uma educação consciente e crítica.

    ResponderExcluir
  3. Olá professores! Sou aluna de pedagogia 5 período do pólo de são José dos Campos. Meu nome é Regina. Explorando este blog fiquei muito feliz em ver que têm muitos filmes relacionado à educação, eu particularmente amo assistir filmes educativos. Quero deixar aqui um excelente, que todos os professores e futuros professores, gestores e pais deveriam assistir.
    Este filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida pelos pais e seus professores.
    Ishaan Awasthi de 9 anos, não consegue acompanhar as aulas e nem focar sua atenção.
    Seus pais acreditam apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita redez e falta de sensibilidade. Vale apena assistirem.
    O filme é do produtor e ator Aamir Khan, lançado em 2007.

    ResponderExcluir
  4. Desculpem por esquecer de colocar o nome do filme que indico acima.
    O nome do filme é Teaar Zameen Par, Como Estrelas na Terra toda Criança é Especial.
    Regina do pólo de São José dos Campos.

    ResponderExcluir